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Sabe tirar partido dos dados da sua organização?

Opensoft > Blog  > Sabe tirar partido dos dados da sua organização?
Sabe tirar partido dos dados da sua organização?
12 Out

Sabe tirar partido dos dados da sua organização?

by ana
in Blog, Tecnologia
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Dados são poder, valor e uma das maiores riquezas de uma organização. É por isso que muitas organizações estão a aproveitar os seus dados para melhorar resultados e conseguir obter uma vantagem competitiva no mercado.

 

Como o fazem? Sobretudo através de aplicações que usam os dados recolhidos para melhorar a gestão de processos. Encontramos alguns exemplos na otimização da gestão de encomendas e stocks no departamento de logística; ou, no caso das vendas, ser possível prever, de forma mais precisa, o volume de faturação por segmento ou tipo de produto.

 

Caminhamos a passos largos para organizações cada vez mais automatizadas e data-oriented, nas quais os dados são um elemento fundamental para a tomada de decisões. O que fica para os colaboradores? A inovação, essencial para o sucesso de qualquer organização. Esta pode e deve ser direcionada para otimizar processos, construir experiências diferenciadoras para os clientes ou desenvolver novos produtos.

 

Segundo um estudo da MicroStrategy, 60% das empresas mundiais utilizam a análise de dados para otimizar processos e promover a eficiência de custos. A Netflix é uma delas: através da análise dos comportamentos de cada subscritor, conseguiu influenciar, através do seu sistema de conteúdo sugerido, 80% do conteúdo visualizado por cada subscritor deste serviço de streaming.
Como tirar partido dos seus dados?

 

Alcançar vantagens competitivas a partir dos dados de uma organização é possível, contudo não é algo imediato. É aí que surgem os data products, aplicações ou ferramentas que utilizam dados para auxiliarem as organizações a tomar decisões e melhorar os seus processos, por exemplo.

 

O Google Analytics, ferramenta muito utilizada para análise de dados em sites, é um exemplo de data product. Mas nem sempre as organizações encontram um produto que corresponda exatamente às suas necessidades e preferem desenvolver data products personalizados e, por isso, mais flexíveis.

 

Práticas para o desenvolvimento de data products

 

A implementação de data products não é diferente de qualquer outro produto. Partilhamos três práticas que não pode ignorar no seu desenvolvimento:

 

Qualidade

No desenvolvimento de data products é fundamental avaliar a qualidade dos dados disponíveis. Caso sejam detetados problemas ou má qualidade nos dados, o primeiro passo será a correção de erros e/ou a implementação de medidas que melhorem a qualidade dos dados.

 

Colaboração

Nenhum produto nasce sozinho. A equipa que está a conceber e desenvolver o produto precisa de estar em estreita colaboração com o utilizador (que podem ser internos ou externos à organização) para que o produto possa ser testado, alvo de alterações e, no final, corresponda exatamente às expectativas do utilizador.

 

Rapidez

As metodologias ágeis são um bom aliado para acelerar o desenvolvimento de produtos. Ajudam a planear e dar prioridade às tarefas associadas aos entregáveis mais importantes do produto, além de permitirem incorporar rapidamente feedback dos utilizadores.

 

Por onde começar?

 

Muitas vezes, não é fácil perceber quais os dados que podem gerar mais valor para a organização. Uma boa estratégia é avaliar a viabilidade e o valor potencial dos dados em cada área do negócio – por exemplo, na equipa de vendas ou na otimização de um processo de negócio específico.

 

Idealmente, os produtos a desenvolver serão aqueles que vão trazer mais valor à empresa, mas há outros fatores a ter em conta. Quando há um departamento motivado e habituado a “usar dados” no dia-a-dia, pode fazer sentido apostar num produto que vai melhorar o desempenho dessa equipa, ao invés de investir numa área que está “mais distante” da utilização dos dados.

 

Em jeito de conclusão…

 

O grande volume de dados gerados por cada organização permite-lhes criar ferramentas de auxílio à decisão. Em breve, estará ultrapassada a era da gestão baseada em suposições. A organização tem agora acesso a informação preciosa que lhe permite prestar um melhor serviço ao cliente, otimizar recursos e, a médio prazo, sustentar as tomadas de decisão, potenciando o aumento de receitas e lucros.

 

A Opensoft tem uma vasta experiência no desenvolvimento de sistemas de recolha, validação e tratamento de dados. Se precisa de um parceiro para avaliar como pode retirar valor dos dados da sua organização ou integrá-los entre sistemas com a máxima fiabilidade e segurança, contacte-nos.

 

 

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